Idgar Dias Júnior
Idgar Dias Júnior
Covid-19

'Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade'.
George Orwell

Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, quarta-feira, dia 05 de agosto de 2020, é celebrado o ‘Dia Nacional da Saúde’;
- Também hoje se comemora o ‘Dia Nacional da Farmácia’;
- Em 2016, nesta data, ocorreu a ‘Cerimônia de Abertura dos Jogos da XXXI Olimpíada o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro’. Para quem já se esqueceu: o Brasil era governado à época por Dilma Rousseff e o estado do Rio por Luiz Fernando Pezão. Dilma foi apeada do poder em 31 de agosto do mesmo ano pelo impeachment e Pezão foi preso em novembro de 2018, pilhado que foi pela operação Lava Jato.
O Brasil ter sediado a Olimpíada equivale à mesma tese humorística que define a palavra ‘status’: você compra algo que não precisa, com dinheiro que não tem, para mostrar para um monte de gente que o detesta algo que você absolutamente não é.
Sim, caro leitor, Olimpíada é como academia de ginástica na definição zoeira que preconiza: só vão os que não precisam e os que não têm jeito. Nosso País não precisava do evento, posto que não levamos jeito para a maioria dos esportes ali disputados (o nosso número de medalhas conquistadas até então é prova disto).
Os maiores responsáveis por trazer a Olimpíada para o Brasil não estavam interessados em esporte ou medalhas, tá certo? Queriam para si o mesmo que o governo atual quer com a famigerada CPMF, né?

Covid-19
 

No mês de julho morreram 32.912 pessoas no Brasil vítimas da pandemia do coronavírus. Fazendo-se uma conta rápida, chega-se a um número tenebroso: morreram, na média, 1.061 pessoas por dia. Um verdadeiro horror. Este número de pessoas –1.061– conta um detalhe escabroso: morreu mais de uma pessoa por minuto no Brasil no mês de julho.
É bem provável que até o próximo domingo, dia 09, o Brasil ultrapasse a marca de 100 mil mortos pela Covid-19.
Mas é como me disse certa vez um grande amigo, Juan Sotuyo: ‘Quem se importa?’.

Eleições 2020
Estamos a cerca de 100 dias das eleições 2020, de prefeitos e vereadores, em 15 de novembro. Já tem candidato, leitor? Se tem ou não tem, há tempo para escolher candidato. O signatário quer lhe lembrar de apenas um detalhe:  não  reeleja  ninguém, ok?  A não ser que tenha certeza absoluta do ESPÍRITO PÚBLICO de quem queira reeleger.

Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808

Os 20 Mandamentos para deixar de ser pobre

Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, terça-feira, dia 04 de agosto de 2020, é celebrado o ‘Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer’;
- Também hoje se comemora o ‘Dia do Padre’.

Os 20 Mandamentos para deixar de ser pobre
Ser pobre não é o problema. Se manter pobre pelo resto da vida é que é problemático.
1. Nunca tenha vergonha de ser pobre. É temporário e 99,9% das pessoas na história do mundo começaram como você.
2. Seu objetivo é sair da pobreza, e não ficar chorando ou mostrando que você é pobre por uma injustiça social.
3. Nunca compre produtos de grife. Eles são feitos para novos ricos e pobres que querem mostrar que não são pobres, por terem vergonha.
4. Nunca compre produtos a prazo. Você vai pagar metade em juros e impostos sobre juros.
5. Compre somente à vista, que é a medida correta do que você é capaz de pagar.
6. Compre sempre produtos usados. Esses não pagam impostos como ICMS e IPI. O preço é o que eles valem. Essa é a única forma legal de sonegação.
7. Lembre-se que quem nos oprime é o sistema estatal, que impõe 45% de impostos sobre a nossa renda, obtida pela violência, a violência tributária. O lucro de 5% sobre vendas sobre o que você compra é retribuição pelos serviços prestados, pesquisa e qualidade.
8. É só seguir 5 e 6 que você quadruplica seu poder de compra. Poupe a diferença que em 40 anos você estará rico, numa geração.
9. Nunca compre carro novo. Todo carro novo vira usado no dia seguinte.
10. Nunca aposte na Telesena, no ‘bicho’, nunca acredite que dinheiro vem fácil ou sem esforço. Péssimo exemplo dado por todos os governos de esquerda e de direita.
11. Nunca empreste dinheiro sob nenhum pretexto, especialmente para o governo. Nenhum governo jamais devolveu dinheiro algum na história da humanidade, só deram calote após calote.
12. Nunca seja avalista de ninguém, muito menos sócio minoritário.
13. Nunca namore uma moça mais rica do que você. Você vai ralar anos a fio só para chegar aos pés dela. Escolha uma mais pobre, que vai te amar de paixão, e você irá ajudar na melhoria da distribuição da renda do país.
14. Nunca vote no PT, PSDB, PSOL, etc., que vão lhe dizer que você faz parte de uma classe que será pobre para sempre, se não votarem neles. Mentira! Eles sim que estão ficando cada vez mais ricos.
15. Nunca contraia uma dívida. Com o tempo você ficará sem histórico cadastral, e aí ninguém lhe concederá um empréstimo mesmo que você por um lapso queira.
16. Poupe 20% de tudo que você ganha, desde o dia 1.
17. Ao receber um aumento, mantenha seu padrão de vida anterior, e poupe mais aí.
18. Aumente seu padrão de vida somente depois da segunda promoção, mas para o nível da primeira.
19. Depois de alguns anos, você e seu cônjuge terão uma terceira fonte de rendimentos, os juros e dividendos: caminho para a classe média.
20. Nunca compre por impulso, só compre aquilo que estiver numa lista de compras feita meses atrás.
21. Nunca compre porcaria. Compre qualidade, mesmo sendo mais caro.
22. Nunca compre o mais barato. O que custa mesmo é comprar o produto errado. Pesquise sempre antes de comprar.
23. Aprenda matemática e contabilidade.
Você leu três mandamentos a mais do que devia. É o que nós ricos fizemos. Não tem erro.
Artigo de Stephen Kanitz, consultor e mestre em administração de empresas da Harvard Business School, publicado em blog.kanitz.com.br

Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808

Crise? Que crise?

Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, segunda-feira, dia 03 de agosto de 2020, é celebrado o ‘Dia do Capoeirista’;
- Também hoje se comemora o ‘Dia do Tintureiro’.

Crise? Que crise?
Economistas de todas as correntes são quase unânimes quanto ao futuro do País: vamos passar pela recessão mais terrível de nossa história. Mas há quem diga que ela já chegou, haja vista notícias que chegam dando conta da perda de mais de 1,2 milhões de empregos até então. Muito ruim, tá certo?
Mas há quem aposte que não será bem assim e cita o fato de grandes fortunas estarem aumentando em plena época de pandemia. Os bilionários brasileiros estão ficando ainda mais ricos em tempos de Covid-19, eis uma grande verdade.
O signatário passou por outro tipo de experiência a demonstrar que, pelo menos o que tange certas áreas da economia, são visíveis alguns sinais de aquecimento. Quer ver, leitor? Tente encontrar agora um amigo capaz de lhe indicar um pedreiro que esteja disponível.

Idiossincrasia
No julho que se foi um dos maiores traficantes de drogas foi solto pela Justiça de São Paulo por conta do risco de contágio pela Covid-19 e posto em prisão domiciliar que não demorou nem um dia. Bem, o cidadão não esperou nem um dia e deu no pé para fora do Brasil.
E um juiz do Rio que estava cuidando do caso da falência da operadora ‘Oi’ foi de férias para Portugal e até o fim da semana passada ainda não havia voltado. Dizem que ele adoeceu já lá, bem entendido, e há perícia médica atestando seu estado de saúde. Que bom, né?
O fato é que, no Brasil, com o passar dos anos, o Estado se desorganizou de tal sorte que o advento e êxito de malfeitores de todos os matizes e de gente muito ruim e despreparada - em todos os níveis de governo, legislativo e judiciário - prevaleceu e tem prevalecido: só o crime está realmente organizado.

Frase
‘Quem votou em Bolsonaro ganhou uma nota de três reais’.
Da redação do site “O Antagonista”, em razão do descumprimento dos compromissos de campanha.

Pois é...
Reinaldo Azevedo tem razão. As plataformas de redes sociais decidiram por bem não acatar o que foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que as proibiu de liberar as contas de gente bolsonarista que passou a acessá-las desde o estrangeiro uma vez bloqueadas no Brasil.
Azevedo faz lembrar em seu programa na BandNews (‘O É da Coisa’) que, na China e em outros países onde a democracia é um luxo, essas mesmas plataformas não se comportam da mesma forma. Por lá o buraco é mais embaixo, tá certo?

Duzentos pilas
E o governo vai lançar a nota de R$ 200,00 (duzentos reais). O pessoal do governo saiu a campo para as explicações de praxe, cheias de frases do tipo ‘tanto se me dá que claudique a azêmola; meu prazer é acicatá-la’. Esqueça as explicações, pois a razão é uma só: nosso dinheiro, nossa moeda, está entre as que mais se desvalorizaram ultimamente no planeta. Hoje em dia se faz pouco com este valor, né?

Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808

História da Insulina

Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, sexta-feira, dia 31 de julho de 2020, é celebrado o ‘Dia da Campanha do Quilo’;
- Também hoje se comemora o ‘Dia da Mulher Africana’;
- Os católicos comemoram hoje o ‘Dia de Santo Inácio de Loyola’.

História da Insulina
Na opinião deste signatário, julho deveria servir de mês de comemoração do advento da insulina.
“A insulina foi descoberta em [27 de julho de] 1921 por Frederick Banting e Charles Best, no laboratório do professor de fisiologia John J. R. MacLeod, durante experimentos que tinham como objetivo o isolamento da secreção interna pancreática. Após experimentos em cães, Banting e Best sentiram-se encorajados e iniciaram os experimentos em humanos. Em 11 de janeiro de 1922, Leonard Thompson, de 14 anos, em estado crítico, foi o primeiro paciente a receber de modo injetável 15 ml de extrato pancreático; nesta primeira aplicação não houve efeito na redução da glicose e de corpos cetônicos na urina e causou efeitos colaterais. Diante disso, o biólogo James Colip uniu-se ao grupo de Banting purificando o extrato pancreático, diminuindo os efeitos colaterais. Em seguida, foi aplicado novamente no mesmo paciente tendo respostas positivas e eficazes no tratamento.
A descoberta da insulina foi um marco memorável no tratamento do diabetes e rendeu a equipe de estudiosos o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. A primeira insulina comercializada foi a Regular. Pelo efeito rápido, necessitava de 3 a 4 aplicações para um bom controle da glicemia, causando muitas queixas de pacientes e familiares. Com isso, a indústria farmacêutica e estudiosos passaram a estudar uma maneira de prolongar o tempo de ação da insulina. Entre 1930 e 1940, foi sintetizada por Hagedorn a insulina NPH, ao mesmo tempo que Scott e Fisher sintetizaram a insulina PZI (protamine-zinc insulin), prolongando o tempo de ação da insulina e diminuindo a quantidade de aplicações diárias.
Essas insulinas supriram o mercado mundial para tratamento do diabetes. Porém, na prática clínica foram observados quadros alérgicos, lipodistrofias (lesões no tecido subcutâneo) e resistência à insulina, deixando claro a necessidade de evolução do medicamento. Da protamina, protamina-zinco, protamina NPH chegamos à produção das insulinas biossintéticas humanas através da tecnologia de DNA recombinante. No final da década de 1990, as insulinas de ação ultra-rápida, lispro e asparte, foram sintetizadas através de inversões de posições de aminoácidos na cadeia molecular da insulina. Essas insulinas diminuíram o tempo de ação e duração do efeito da insulina regular, aproximando-se da ação fisiológica da insulina produzida pelo pâncreas. As indústrias farmacêuticas sempre buscam inovações para a produção de insulina.
Em 2001, foi a vez da descoberta da insulina de ação prolongada, denominada glargina, com a absorção e duração mais lenta quando comparada a insulina NPH, diminuindo os episódios de hipoglicemias. Depois das descobertas das insulinas lispro, asparte e glargina, vieram as insulinas determir e degludeca. [Tem-se] sempre melhoria no tratamento do diabetes com objetivo de proporcionar um melhor controle glicêmico ao paciente”.

Fonte: site www.bd.com

Serviço: aqui na cidade temos a Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (Fone: 3028-2526). A sede fica na Vila ‘A’, na Avenida Hildemar Leite França, 278.

Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808

Perguntar não ofende

Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, quinta-feira, dia 30 de julho de 2020, é celebrado o ‘Dia Internacional da Amizade’;
- Também hoje se comemora o ‘Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas’;
- Nesta data, em 1930, a seleção de futebol do Uruguai venceu a primeira Copa do Mundo da FIFA. Em Montevidéu, capital daquele país.

Perguntar não ofende
E por onde anda o general Augusto Heleno que ninguém mais vê nem ouve? Será que a aproximação de Jair Bolsonaro com os deputados do ‘Centrão’ deixou silente o ministro do Gabinete de Segurança Institucional?
Para quem não se lembra mais, há exatos dois anos, durante a convenção do PSL - o partido do então candidato Bolsonaro - o general afirmou: “O centrão é a materialização da impunidade. Vai lutar pela impunidade. Vai apresentar um programa de governo cheio de mentiras. Não adianta fazer um programa de governo com frases maravilhosas. Cheio de mentira. Primeiro ato do presidente carimbado de centrão vai ser uma anistia ampla e irrestrita, indulto a todos os envolvidos na Lava-Jato. Não tenham dúvidas disso”.

Recordar é viver
Mudou o ‘Centrão’ ou mudou de ideia o general? No mesmo evento do PSL, Heleno disse ainda:
- “Esse pessoal aí, quanto mais falarem (no horário de TV), melhor. Eles podem terminar com uma musiquinha sensacional. Vou pela primeira vez cantar uma coisa que não é hino pátrio: ‘Se gritar pega centrão, não fica um meu irmão’.”
Comentário: pobre general Heleno. O governo do qual ele faz parte desde o início NUNCA esteve longe do Centrão – sabemos agora. A transferência lá atrás (em maio de 2019, né?) do COAF - do ministério da Justiça de Sergio Moro para o ministério da Economia de Paulo Guedes – é prova disto.

Recordar é viver (2)
O COAF saiu do ministério de Sergio Moro a pedido do Centrão e com o beneplácito do presidente. Mas as mudanças de posição não pararam por aí, como relatou a jornalista Thaís Oyama (UOL): Bolsonaro também mudou de ideia em relação ao foro privilegiado, à reeleição, à prisão de réu após julgamento em segunda instância, à CPI da Lava Toga e à saída do ex-juiz Sergio Moro do ministério da Justiça.

Vem cá
O jornal ‘O Globo’ relata que o embaixador dos EUA - Todd Chapman - alerta que se o Brasil permitir a chinesa Huawei no 5G enfrentará ‘consequências’. Já pensou? O representante americano sugere que as empresas americanas poderiam deixar de investir no País, por temer que segredos de propriedade intelectual não sejam protegidos. Beleza.
Pergunta para o doutor Chapman: no Brasil há empresas japonesas, coreanas, alemãs, francesas e tal; qual a garantia de que uma opção brasileira por um 5G americano também não resultaria em ‘segredos de propriedade intelectual’ desprotegidos?
Em tempo: o leilão do ‘5G’ no Brasil está previsto para 2021.

Reflexão
“O que o coronavírus revelou é a potência do culto americano ao egoísmo. E esse culto está nos matando”.
Da lavra de Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia, em artigo publicado na Folha de São Paulo.

Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808

Sonho meu, sonho meu...

'Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade'.
George Orwell

Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, quarta-feira, dia 29 de julho de 2020, é celebrado o ‘Dia Nacional do Parapsicólogo’;
- Também hoje se comemora o ‘Dia da Identificação’
- A data também é de celebração do ‘Dia Internacional do Batom’.

Sonho meu, sonho meu...
“Para aqueles que têm medo do PT, saibam que estamos nos preparando para voltar em 2022 a voltar a governar este País e isso começa por conquistar prefeituras importantes. [...]
O PT ressurge no cenário político. O trabalho que estamos fazendo demonstra que o PT está mais vivo do que nunca. [...]
Vamos mostrar que o PT soube fazer no passado, sabe fazer no presente e está se preparando para fazer cada vez mais no futuro”.
Do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em recente reunião do Diretório Nacional do PT.
Comentário: o STF fez o seu papel libertando da prisão o ex-presidente e ele faz o que pode para que a militância petista não esmoreça, tá certo? Em tempos de Covid-19, é contagiante ver todo o esforço de um condenado brigando com os fatos e com a realidade em nome da democracia. Bravo!

Coincidências da vida
Logo no início desta semana um fato chamou a atenção: na segunda-feira (27) a Polícia Federal esteve no gabinete da deputada federal Rejane Dias (PT-PI) fazendo buscas em razão de irregularidades que foram levantadas no setor de educação do Piauí.
Rejane Dias é a primeira-dama do estado, casada que é com o governador Wellington Dias (PT-PI). Ela está no segundo mandato no Congresso Nacional; congressista desde 2015, a deputada Rejane Dias – ‘segundo sua biografia oficial no site da Câmara – licenciou-se de seu mandato por seis vezes para que pudesse assumir a Secretaria de Educação do Piauí.
Segundo as investigações, entre os anos de 2015 e 2016, agentes da secretaria se associaram a empresários do setor de locação de veículos para o desvio de, no mínimo, 50 milhões de reais de recursos do Fundeb e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE)’.
Comentário: como disse o ex-presidente Lula, ’vamos mostrar que o PT soube fazer no passado, sabe fazer no presente e está se preparando para fazer cada vez mais no futuro'.

Cla-Ti-Vi
Deu na Folha de São Paulo: “A TIM Brasil, a Telefônica Brasil (Vivo) e a Claro formalizaram uma nova proposta conjunta de R$ 16,5 bilhões pela unidade móvel da Oi, operadora que pediu recuperação judicial em 2016 com uma dívida, à época, de R$ 65 bilhões.
De acordo com dados da consultoria Teleco, a Oi é a quarta colocada no mercado de telefonia móvel no país, com participação 16,28%. A primeira é a Vivo, com 33,01%, seguida pela Claro/Nextel, com 25,97%, e pela TIM, com 23,20%. Os índices são relativos a maio”.

As três notas acima demonstram com relativa clareza o processo de decadência pelo qual passa o PT, o Partido [dito] dos Trabalhadores. A última delas, que trata da quebradeira da operadora ‘Oi’, faz lembrar do tempo de governos petistas que aportaram grandes volumes de recursos na empresa (lembra-se dos ‘campeões nacionais’, leitor?), para tão pouco.

Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808

Isolamento

Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, terça-feira, dia 28 de julho de 2020, é celebrado o ‘Dia do Agricultor’;
- Também hoje se comemora o ‘Dia Mundial de Combate à Hepatite’.

Isolamento
Como já comentado neste espaço, o Brasil conta atualmente com testes de quatro vacinas. E, claro, a torcida é grande para que uma delas dê certo o mais rápido possível. E enquanto isto não acontece, é de importância capital que a gente faça a nossa parte, tá certo?
Nem é o caso de insistir para que as pessoas fiquem em casa - nem todos podem, né? - mas que não descuidemos: estão morrendo cerca mil pessoas por dia no Brasil! É muita coisa! E há quem diga que até o final de 2020 teremos seguramente 200 mil mortos pela Covid-19.
Para que se tenha ideia do tamanho da tragédia que se anuncia: segundo censo do IBGE, em 2019 a nossa cidade tinha 258 mil habitantes.
Um último detalhe: na Europa o bicho está pegando de novo! Por lá agora é verão e, portanto, época de férias, certo? Logo no Velho Mundo, que até então se viu como referência no trato da pandemia – em que pese a quantidade de mortos. Cuidemo-nos.

Perguntar não ofende
A maioria das pessoas talvez tenha se esquecido e é sempre bom a gente relembrar: como é que está aquela história (ou previsão?) de construção de um autódromo privado no Rio de Janeiro? Será que os governadores Wilson Witzel (Rio de Janeiro) e João Dória (São Paulo) se esqueceram do assunto?

Hackers de Araraquara
Vai se arrastando até hoje aquele inquérito que redundou na prisão de várias pessoas envolvidas com o caso levantado pelo site ‘The Intercept Brasil’ (do jornalista Glen Greenwald, lembra-se leitor?) cujo teor dava notícias da invasão de aparelhos celulares com o aplicativo Telegram de altas autoridades da República, dentre elas o procurador Deltan Dallagnol e o então ministro da Justiça Sergio Moro.
Nesta mesma ocasião - em 2019 - foram presos Walter Delgatti Neto, Gustavo Henrique Elias Santos e sua namorada Suelen Priscila de Oliveira e Danilo Cristiano Marques.

Hackers de Araraquara (2)
Dos quatro acima citados e que foram presos no ano passado, somente Walter Delgatti Neto continua preso. No último dia 08, o ex-ministro Sergio Moro e a ex-deputada Manuela D’Ávila depuseram na PF a respeito de suas versões.
Em entrevista à revista digital Crusoé o ex-juiz e ex-ministro declarou que ‘o objetivo [das invasões de seu aparelho celular] era anular condenações’ que ele havia imposto a gente como Lula.
Manuela D’Ávila, como se sabe, foi quem apresentou os hackers ao pessoal do ‘The Intercept Brasil’.
Segundo a defesa de Walter Delgatti Neto, o ‘Vermelho’, sua condenação não poderá ultrapassar mais que quatro anos de reclusão. E ele já cumpriu pelo menos um, não é?

Time desfalcado
E o mês de julho não está sendo exatamente um período de boas notícias para o ministro da Economia Paulo Guedes, não é? Noves fora o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, mais três  auxiliares da equipe pediram pra sair.

Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808

O novo FUNDEB

Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, segunda-feira, dia 27 de julho de 2020, é celebrado o ‘Dia Nacional do Motociclista’;
- Também hoje se comemora o ‘Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho’;
- A data também é de celebração do ‘Dia do Pediatra’;
- Por fim, hoje é o ‘Dia do Despachante’.

O novo FUNDEB
A Câmara dos Deputados deu mais uma mostra de que não tem faltado ao País quando o que está em discussão são projetos de grande interesse nacional. Em rápida sucessão, graças a um acordo entre os partidos, a Casa aprovou em dois turnos a proposta de emenda à constituição (PEC) que torna permanente o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e aumenta o porcentual de contribuição da União dos atuais 10% para 23% até 2026, de forma escalonada. [...]
A aprovação da PEC foi celebrada por especialistas em educação, organizações da sociedade civil, como o Todos Pela Educação, e pela maioria dos governadores, que antes de o texto ir a plenário assinaram um manifesto em favor do relatório da deputada Dorinha Seabra (DEM-TO). Foi uma vitória da boa política, do diálogo em prol do melhor para o Brasil. [...]
É do futuro do País que a PEC trata. [...].
“É um momento histórico. Vai se dar mais (recursos) para quem mais precisa e menos para quem menos precisa”, disse Priscila Cruz, presidente do Todos Pela Educação.
O patamar mínimo de investimentos por aluno passará dos atuais R$ 3,5 mil/ano para cerca de R$ 5,7 mil/ano em 2026, ao final do processo de aumento da complementação da União. O Novo Fundeb também altera o foco de distribuição de recursos, antes estadual e agora municipal. É uma mudança importantíssima, pois hoje municípios pobres de Estados ricos não recebem a complementação da União. Pelas novas regras, o repasse dos recursos também será atrelado ao cumprimento de metas de qualidade, o que incentivará as redes de ensino a melhorar seu desempenho para receber mais recursos, alimentando um círculo virtuoso.
No Facebook, o presidente Bolsonaro esbanjou cinismo e associou a aprovação da PEC na Câmara aos supostos esforços de seu governo. “Um governo que faz na Educação. Transformamos o Fundeb em permanente, aumentamos os recursos e o colocamos na Constituição”, escreveu. A estratégia é a mesma adotada quando da aprovação do pagamento do auxílio emergencial. O governo pretendia pagar apenas R$ 200 aos trabalhadores informais afetados pela pandemia de covid-19. Ao ver que seria derrotado no Congresso, que estava inclinado a autorizar o pagamento de R$ 500, anuiu com R$ 600 e cantou vitória para sua claque.
O governo Bolsonaro não fez rigorosamente nada pela educação. Durante mais de um ano, Dorinha Seabra foi olimpicamente ignorada pelo ex-ministro de triste memória Abraham Weintraub. Até que o governo resolveu ter ideias sobre o Novo Fundeb, para transformá-lo num instrumento eleitoreiro. Não sem razão, foi alijado dos debates na Câmara, que acabou por lhe impor uma derrota acachapante. A única concessão feita pelos deputados foi a aprovação da destinação de 5,25% dos recursos da União – vale dizer, dentro dos 23% complementares – à educação de crianças de 0 a 3 anos, mas sem os tais “vouchers” ou crédito direto para creches propostos pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Editorial do jornal ‘O Estado de São Paulo’.

Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808

Kalashnikov AK-47

Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, sexta-feira, dia 24 de julho de 2020, é celebrado o ‘Dia Nacional da Iluminação Elétrica’;
- Também hoje se comemora o ‘Dia Nacional do Suinocultor’.

Kalashnikov AK-47
A fala mais crítica (e ácida) da semana fica por conta do general Eduardo José Barbosa, presidente do Clube Militar que, em entrevista ao jornal ‘Valor Econômico’ afirmou que a fala de Gilmar Mendes a respeito da atuação dos militares no governo é criminosa: “Ele é conhecido como o ministro que mais soltou corruptos no Brasil”.
E em relação ao general Eduardo Pazuello, que ocupa o ministério da Saúde ele revidou disparando contra a Suprema Corte: “Dos 11 que tem lá, nove nunca foram nem juízes. Gilmar Mendes é um deles. Um, inclusive, era advogado de um partido político”.
Serviço:  para quem já se esqueceu, o ‘um’ - que além de nunca ter sido juiz foi advogado de partido político - é o atual presidente do STF, ministro Dias Toffoli (que foi reprovado duas vezes em concurso para juiz no estado de São Paulo).

Puxadinho
Em entrevista à rádio Bandeirantes (Jornal Gente), o procurador do Ministério Público do Rio de Janeiro Marcelo Rocha Monteiro disse o seguinte a respeito da liminar concedida pelo ministro Edson Fachin do STF, para que a polícia carioca não mais entrasse nas favelas (ou ‘comunidades’) para fazer batidas em tempos de pandemia: ‘Acho que ele deveria também conceder uma liminar proibindo que os traficantes comercializem drogas em tempos de pandemia’.

Se...
Se o Brasil tivesse chanceler, já teria seguido o conselho que John Bolton, o ex-assessor para segurança nacional de Trump, transmitiu pela repórter Beatriz Bulla: Bolsonaro deve abrir canais de conversas com a equipe do candidato democrata Joe Biden.
Essa é uma tarefa para a espécie de diplomatas que o ministro Ernesto Araújo detesta: experientes, relacionados e hábeis.
Biden já pôs dois dígitos de vantagem sobre Trump e, ao contrário do que fez Hillary Clinton há quatro anos, flerta com os republicanos de centro com a mesma habilidade que Ronald Reagan cultivou os democratas moderados em 1980.
Nota do jornalista Elio Gaspari publicada em sua coluna na Folha de São Paulo.
Comentário: o presidente Bolsonaro bem que poderia aproveitar a sua nova fase (cuja validade é algo que talvez nem ele saiba até quando vai) para pensar a respeito, né não? Pois há quem aposte que o atual presidente americano Donald Trump perderá para o fraco democrata Joe Biden.

Meia-sola
Se a proposta de reforma tributária apresentada esta semana pelo ministro da Economia Paulo Guedes ao Congresso Nacional vier a prosperar algum dia - pelo que devemos torcer muito! - isso certamente ocorrerá por um golpe de sorte da história. Porque pelo que se vê e ouve na mídia a respeito da dita proposta, fica fácil concluir que ela não atende a um projeto ou plano de governo, mas a um propósito puro e simples que Paulo Guedes elaborou de modo a aumentar a arrecadação do governo central.

Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808

Denorex

Olá! Bom dia, leitor!
- Hoje, quinta-feira, dia 23 de julho de 2020, é celebrado o ‘Dia do Policial Rodoviário’;
- Nesta data, em 1952, nas Olimpíadas de Helsinque (Finlândia), o brasileiro Adhemar Ferreira da Silva conquistou a medalha de ouro no salto triplo; ele morreu aos 73 anos em 2001, em São Paulo;
- Também nesta data, em 1993, oito crianças e adolescentes são mortos no centro do Rio de Janeiro, no que ficou conhecido como a Chacina da Candelária.

Denorex
Guardadas as devidas conjunturas e perfis, o governo do presidente Jair Bolsonaro vai ficando a cada dia que passa mais e mais parecido com o de seus antecessores. Ficamos sabendo nesta semana que a filha do general Braga Neto, ministro da Casa Civil, foi designada para um cargo de gerência – veja só, leitor! – na Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Isabela Braga Netto é formada em ‘design’ pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ESPM.
Comentário: com esse tipo de expediente é que Jair Bolsonaro vai cooptando seus generais, coronéis e que tais. Além de irem para o governo ganhando muito mais, ainda arrumam boquinhas aos rebentos e demais familiares, tá certo? Tudo dentro da legalidade, da imoralidade e do nepotismo, né?

Fala que eu te escuto
“Está claro que ele não quer resolver a economia. Ele quer resolver um problema de arrecadação. Ele só quer mexer com esses dois. Só quer regulamentar, portanto, 29% da base de consumo. Qualquer tributarista escreve uma reforma tributária, mas não se pode olhar apenas para um pedaço do sistema.
É como chegar a um hospital todo doente e o médico querer consertar somente um pedaço.
Infelizmente, o governo não tem a expertise e a visão holística do assunto. Eu quero ser consultor de graça deles. Só quero ajudar a fazer o melhor sistema para o Brasil”.
Do economista e ex-deputado federal paranaense Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) a respeito da reforma tributária levada ao Congresso Nacional pelo ministro da Economia Paulo Guedes.
Comentário: Paulo Guedes está levando Jair Bolsonaro no bico. A reforma tributária que se apresenta agora ao Congresso Nacional é a mesma elaborada na gestão de Michel Temer. Não foi apresentada à época a pedido do próprio ministro da Economia atual. ‘Posto Ipiranga’ uma ova! Segundo gente que trabalhou no governo anterior, a equipe atual perdeu um ano e meio para oferecer a mesma coisa. Essa gente reclama ainda que a equipe de Guedes poderia ao menos dar o crédito da autoria.

A vantagem de ser o epicentro da pandemia
Como é sabido, a universidade inglesa de Oxford e a empresa anglo-sueca AstraZeneca são pioneiras na realização de testes da vacina contra a Covid-19 no Brasil, em parceria com a universidade paulista Unifesp e o instituto carioca D’Or.
Mas o Instituto Butantã e a chinesa Sinovac Biotech também está na corrida e também colocaram para testes as suas amostras.
Mas não é só isto, leitor: no último dia 21 (terça-feira), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária veio a público para informar que autorizou a realização de testes das vacinas do poderoso laboratório Pfizer (americano) e da empresa de biotecnologia alemã BioNTech.
Assim sendo, no frigir dos ovos resulta que temos QUATRO vacinas sendo testadas no País em função da situação atual de epicentro da pandemia da Covid-19. O planeta ficará nos devendo mais uma...

Contato: [email protected]
WhatsApp: [45] 9.9950-3808