Beto Preto destaca estrutura de Foz para atender casos de covid


- Por: Redação 1

Beto Preto destaca estrutura de Foz para atender casos de covid

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destacou nesta quarta-feira, 16, a estrutura da saúde pública de Foz do Iguaçu para atender os casos de covid-19 e de enfrentamento ao coronavírus. "O esforço que Foz do Iguaçu fez ao longo do tempo com seu hospital municipal (Padre Germano Lauck) é digno de nota", disse em entrevista à Rádio Cultura.
Beto Preto lembrou que o hospital municipal, de 17 leitos de UTI covid (Unidade de Terapia Intensiva), no início da pandemia, passou para 70 leitos, e 67 leitos de enfermarias para atender Foz do Iguaçu e as outras oito cidades da 9ª Regional de Saúde (Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, Missal, Ramilândia e Itaipulândia), mais os brasileiros e paraguaios que moram no lado de lá da fronteira brasileira.

Estrutura
Para atendimento de casos e suspeitas de covid, Foz do Iguaçu conta com mais uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, e outras cinco unidades básicas de saúde: Vila C, Lagoa Dourada, Jardim São Paulo, Vila Yolanda e a Unidade 24h Padre Ítalo (Porto Meira).
A UPA do Morumbi faz atendimento dos casos positivos de covid, daqueles pacientes que precisam de oxigênio e, dependendo da gravidade, faz entubações. Funciona ainda como uma espera para leito exclusivo-covid no hospital municipal. 
Já as UBSs fazem o atendimento aos casos suspeitos e positivos de covid-19, e também a testagem. Há ainda a busca ativa que faz o monitoramento dos casos positivos de covid nas casas dos pacientes, para garantir que tanto os casos confirmados como seus contatos próximos cumpram o isolamento. Todos os casos ativos são acompanhados por equipes da Secretaria de Saúde. 

AMN/ Foto: Américo Antonio/SESA-PR


 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas