Bolsonaro no PL


- Por: Redação 1

Bolsonaro no PL

O presidente Jair Bolsonaro assina hoje, em Brasília, a ficha de filiação ao PL. O evento será restrito, mas será transmitido nos canais de comunicação do PL. No Paraná, a presidência estadual seguirá com o deputado Fernando Giacobo. 

Vou ao Senado
Giacobo já adiantou que foi convocado pelo presidente para ser o "candidato do Bolsonaro" ao Senado pelo Paraná. Na eleição de outubro de 2022, os eleitores vão escolher uma vaga do Paraná na Câmara Alta. 

Refis
O governador Ratinho Junior (PSD) enviou para a Assembleia Legislativa o projeto de lei do novo Refis de parcelamento de dívidas em relação ao ICM e ICMS. Os débitos, até 31 de julho de 2021, poderão ser pagos em parcela única com redução de 80% na multa e nos juros; em até 60 parcelas mensais, iguais e sucessivas, com redução de 70% na multa e nos juros; em até 120 parcelas mensais com redução de 60% na multa e nos juros; e em até 180 parcelas mensais com redução de 50% na multa e nos juros.

Reforço
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, autorizou o emprego da Força Nacional em apoio aos órgãos locais no Paraná, fazendo policiamento ostensivo na região de fronteira, em especial nas cidades de Foz do Iguaçu, Guaíra, Icaraíma e Alto Paraíso, de 1º de dezembro de 2021 a 5 de março de 2022 podendo ser prorrogado. 

Outro lado
Apesar de muito comemorado, o período entre o fim dos contratos de pedágio e a nova concessão, que fará os paranaenses circularem livremente pela primeira vez em 25 anos nas estradas, também tem seu lado negativo. As concessionárias geravam cerca oito mil empregos - 2.431 postos de trabalhos diretos e 5.634 indiretos. Se não fosse esse delay de um ano, os trabalhadores poderiam ser absorvidos pelas novas empresas ou grupos que vão explorar o pedágio a partir de 2023.

Terceira via
O ex-juiz Sérgio Moro, pré-candidato do Podemos à presidência, parabenizou o governador João Doria (SP) pela vitória nas prévias realizada pelo PSDB neste sábado (27). Doria respondeu com um convite a Moro para um encontro, que ainda não tem data marcada. A articulação pretende fortalecer a chamada terceira via, contra a polarização do atual presidente Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Lula (PT). 

Cancelamento
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos), anunciou o cancelamento do desfile das escolas de samba e o Banho de Mar a Fantasia do Carnaval de 2022. Também está cancelado o réveillon. A prefeitura, no entanto, poderá liberar eventos em locais fechados, como os tradicionais bailes de carnaval nos clubes, dependendo das condições da pandemia em fevereiro do ano vem.  “O momento é de reflexão e cuidado”, disse Roque. 

Antonina também
A prefeitura de Antonina também não vai realizar Carnaval em 2022. “O momento ainda requer cautela e não é possível ter um ambiente controlado com o ingresso de aproximadamente 60 mil pessoas que Antonina recebe nos cinco dias de carnaval. A promoção do maior carnaval e mais animado carnaval do sul do Brasil pela prefeitura de Antonina volta em 2023”, informou a prefeitura.

Operação Verão
O Governo do Paraná concluiu na semana passada o curso de formação e capacitação para 200 profissionais e estudantes habilitados em processo seletivo para atender a população durante a operação Verão Paraná – Viva a Vida, no litoral e também em Porto Rico, às margens do rio Paraná. A operação deste ano vai ser a mais curta dos últimos anos. Começa no dia 27 de dezembro e segue até 31 de janeiro.

Vagas
As 216 agências do trabalhador e postos avançados no Paraná abrem a semana com a oferta de 10.733 vagas abertas no comércio, serviços e indústria no final de ano. Nas agências de Curitiba e região metropolitana estão sendo ofertadas 2.044 vagas. As principais são para operador de telemarketing, com 335 ofertas, e para auxiliar de linha de produção são outras 216 oportunidades.

No interior
Nas agências do interior o destaque é a regional de Toledo, no Oeste, com 1.494 vagas, a maioria para auxiliar de linha de produção – 523. A regional de Cascavel oferece 1.285 empregos - as principais vagas para auxiliar de linha de produção, com 337 oportunidades.

Caravanas em Foz
O 16º Festival das Cataratas – nos dias 1, 2 e 3 de dezembro em Foz do Iguaçu – vai receber caravanas de agentes de viagens de todo o Brasil, partindo do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. O litoral paranaense enviará representantes dos sete municípios. Além disso, já está confirmada uma caravana partindo do Paraguai.

Regime de urgência
O governador Ratinho Junior enviou à Assembleia Legislativa, em regime de urgência, projeto de lei que regulamenta os cargos em comissão e as funções gratificadas das sete instituições universidades estaduais e dos hospitais universitários. É uma demanda que compreende UEL, UEM, Unespar, Uenp, UEPG, Unicentro e Unioeste.

Temporal
A semana começou com muito trabalho para mais de 200 técnicos e eletricistas que estão atuando na recomposição da rede de energia após o temporal de domingo, 28. As cidades mais afetadas foram Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão e Pato Branco. Os estragos causados pelos raios e ventos fortes chegaram a interromper o fornecimento de energia a 343 mil domicílios no Paraná, 291 mil somente no Oeste e Sudoeste. 

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Francisco Vitelli

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas