Cadê o Corvo?


- Por: Redação 1

Cadê o Corvo?

Aviso aos leitores da Coluna do Corvo: depois de vários anos sem férias, sem recesso, sem descanso e sem um tempo para avaliar o futuro, o Corvo resolveu dar um tempo. Aproveitará uns dias para viajar e analisar uma reformulação completa, com gancho para a internet, inclusive. Os leitores podem ficar tranquilos, porque a medida é provisória, ou melhor, "temporária". 

Renato Silva
O prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) passou nesta terça-feira, 5, a gestão do Município de Cascavel para o vice-prefeito Renato Silva (Republicanos).  Renato Silva responde como prefeito interino durante missão internacional, da qual Paranhos participa ao lado do governador Ratinho Junior, da Expo Dubai. A feira reúne 192 países nos Emirados Árabes. 

Centro Cívico
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) teve a confirmação nesta segunda-feira, 4, em Brasília, da secretária nacional do Patrimônio da União, Fabiana Rodopoulos, que os trâmites para liberar a área para construir o Centro Cívico e o CMEI na Vila Portes será concluído ainda este ano. "Nos encheu de esperança por dias ainda melhores para Foz do Iguaçu". 

Da Itaipu para o Porto
A empresa CIBiogás, criada e instalada no Parque Tecnológico Itaipu, está auxiliando o Porto de Paranaguá a implantar uma usina biodigestora. Esse equipamento recebe matéria orgânica, digerida por bactérias e se transforma em biogás, que pode movimentar motores, geradores, veículos. “Não se tem conhecimento de porto que tenha iniciativa desse tipo. É, sem dúvida, o primeiro projeto de biogás em portos no Brasil, afirmou Daiana Gotardo, coordenadora de Engenharia no CIBiogás. 

Resíduo nobre
O Porto de Paranaguá é o maior exportador de grãos, inclusive da produção do Paraguai e também gera muito resíduo desse produto. Os grãos que caem da movimentação portuária são resíduos nobres para geração de energia. Não só grãos, mas farelo de trigo e de soja. Junto com a CIBiogás, a empresa pública Portos do Paraná quer implantar uma usina de biodigestão que gere três subprodutos: o biogás, a energia elétrica e o digestato.

Parceria
Daiana Gotardo explica como deve funcionar a parceria com a Portos do Paraná. “Somos uma instituição de ciência, tecnologia e inovação, atuamos em projetos relacionados à produção e aproveitamento energético do Biogás, desenvolvendo desde estudos de mercado, modelagem de negócios, projetos para implantação e operação de plantas de biogás”, explica. “Vamos trabalhar com o Porto de Paranaguá em um estudo para avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental para produção de biogás e seu aproveitamento energético, seja ele elétrico ou biometano”.

Vale Cultura
A secretária Maria Justina da Silva (Educação) adiantou que Foz do Iguaçu terá no ano que vem o "vale cultura" nos moldes do auxílio material escolar que servirá exclusivamente para os alunos da rede municipal de ensino comprarem livros. 

Feriadão
O Parque Nacional do Iguaçu ampliará o atendimento aos visitantes no feriadão de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, com funcionamento de sábado (9 de outubro) a terça-feira (12 de outubro), das 8h às 16h. Os ingressos são limitados e vendidos exclusivamente on-line, com agendamento de dia e hora para o passeio, no site www.cataratasdoiguacu.com.br. 

Congratulações
O chanceler da Uninter, professor Wilson Picler, recebeu do vereador Nori Ceto (PP) os votos de congratulações e aplausos, aprovados pela Câmara Municipal de Curitiba, pelos 25 anos de atuação da universidade presente hoje em 700 cidades brasileiras (800 polos de apoio presencial) e seis estados dos EUA. "Tenho a honra de entregar o certificado de votos de congratulações e aplausos da Câmara Municipal de Curitiba, uma homenagem aos 25 anos do grupo Uninter. O centro universitário já formou mais de 500 mil alunos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas do mercado de trabalho. Hoje, é a única instituição credenciada com nota cinco, a nota máxima do ensino à distância. 

De Curitiba
O professor Picler lembrou que o grupo, fundado em Curitiba, já levou os professores do centro universitário para todo o Brasil. "Foi um projeto chamado faculdade vai a escola deu início a Facinter (Faculdade Internacional de Curitiba), depois a Fatec, depois teve a fusão das duas faculdades e criou-se o centro universitário iUninter.  Hoje nós estamos em todos os estados, mais de 700 cidades, em oito estados nos EUA, na Inglaterra, Portugal e Japão. No Japão, estamos em três localidades atendendo a comunidade brasileira de língua portuguesa", destacou Wilson Picler.
 
400 cursos
A Uninter oferece mais de 400 cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão. Por 12 vezes foi a marca mais lembrada em educação a distância, ganhando por doze anos consecutivos o prêmio Top Educação.

Compliance
Foz do Iguaçu e Londrina debatem a criação de fundos municipais de combate à corrupção. José Elias Castro Gomes, secretário da Transparência e Governança de Foz do Iguaçu, diz que o objetivo do fundo é custear ações e programas para coibir práticas ilegais na administração pública municipal. O secretário de Governo de Londrina, Alex Canziani, disse que a prefeitura também pretende criar um fundo e incluiu a proposta em um projeto de lei que cria o modelo de governança municipal. 

Transporte coletivo
A Prefeitura de Foz do Iguaçu vai receber orientação técnica do TCE nas negociações que objetivam melhorar a qualidade do transporte coletivo. Os primeiros passos foram dados nesta segunda-feira (4), durante reunião entre o presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, e o secretário municipal da Governança e Transparência, José Elias Castro Gomes. Foz está definindo mudanças no sistema de remuneração do sistema, que poderá passar a ser pago por quilômetro rodado, a partir de uma proposta de antecipação do vencimento do contrato com os empresários. 

Alta temporada
A perda de força da pandemia e a abertura das cancelas do pedágio na BR-277 devem fazer do verão 2022 a temporada da virada nas praias do Paraná. É o que preveem os setores comercial e imobiliário do litoral, que já registraram melhorias nos negócios no feriado de 7 de Setembro, data que sempre foi o termômetro para indicar como será a temporada de praia a partir de dezembro. 

Zé Beto Maciel
com Gustavo Aquino e Francisco Vitelli

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas