Conselho dos Lindeiros encerra distribuição dirigida de exemplares de livro comemorativo


- Por: Redação 1

Conselho dos Lindeiros encerra distribuição dirigida de exemplares de livro comemorativo

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu encerrou  a distribuição dirigida do livro ‘Desenvolvimento Regional Conjunto: um sonho, uma realidade’. A obra conta a história de 30 anos de existência da entidade e foi endereçada às pessoas que colaboraram para a edição, assim como para prefeitos da região e ex-funcionários. 
Prefeitos, empresários, vereadores, secretários, diretores e assessores estiveram diretamente envolvidos em prol do desenvolvimento regional, bem como lideranças estaduais e federais que visualizaram no Conselho dos Lindeiros uma forma diferenciada para desenvolver projetos, de acordo com texto de apresentação da obra. 
A partir do lançamento oficial do livro, em maio, iniciou a entrega efetiva, um período gratificante, segundo a diretora técnica, Sandra Finkler, tendo em vista o reconhecimento e satisfação das pessoas por poder fazer parte da entidade. 

O livro 
O livro foi a forma encontrada para comemorar os 30 anos do Conselho dos Lindeiros e compartilhar a trajetória da entidade. O trabalho se concretizou por intermédio de uma jornada de pesquisa, entrevistas, levantamento de informações, busca por imagens e relatos de quem viveu esta era, caracterizada no livro como um tempo de desenvolvimento e de lutas. “O que simbolizou a expressão do progresso e geração de energia de uma das maiores hidrelétricas do mundo, também exigiu resiliência, inovação e novas formas de gestão pública, com impactos diretos em todos os setores”, conforme textos da obra. 
Conforme o expresso no livro, é muito complexo contar uma história de três décadas em detalhes, porém, contado um pouco disso tudo é possível entender a grandeza desta existência. 

Conselho dos Lindeiros 
O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu é uma entidade sem fins lucrativos com a finalidade de apoiar ações de desenvolvimento socioeconômico, urbano e rural, de forma integrada. 
Dentre os parceiros, conta com o apoio da Itaipu Binacional e administrações municipais. São membros do Conselho dos Lindeiros os municípios de Mundo Novo (MS), Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Missal, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu, Diamante D’Oeste, Terra Roxa, Foz do Iguaçu, Mercedes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras e Itaipulândia. 

Fundação 
Instituído em 13 de março de 1990, conta com representantes das prefeituras, câmaras de vereadores e associações comerciais dos 16 municípios lindeiros, com o objetivo de contribuir na promoção do desenvolvimento. 
Os convênios e parcerias contemplam questões de segurança, economia, educação, esporte, cultura e logística regional. A integração com diferentes organismos confere ao Conselho notoriedade e reconhecimento. 

Assessoria
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas