Corpo de Bombeiros em Foz lança a campanha “lacre solidário”


- Por: Redação 1

Corpo de Bombeiros em Foz lança a campanha “lacre solidário”
Todos os materiais arrecadados são posteriormente trocados por cadeiras de rodas, que o Rotary destina a pessoas carentes

O Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu (9° GB) lançou a Campanha Lacre Solidário, realizada em parceria com os Rotary Clubes da cidade. A ação tem o objetivo de arrecadar lacres de latinhas, tampinhas plásticas e tampinhas metálicas de garrafas. A mobilização visa reduzir o impacto do lixo no meio ambiente e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. 
Todos os materiais arrecadados são posteriormente trocados por cadeiras de rodas, que o Rotary destina a pessoas carentes que precisam do equipamento, mas não possuem condições financeiras de adquirir. 
“Os lacres são vendidos e com os recursos financeiros são compradas cadeiras de rodas, que são doadas a pessoas em vulnerabilidade social ou instituições que atuem com este público. Através disso, buscamos desenvolver uma cultura voltada ao cuidado com o meio ambiente, com o consumo consciente e, principalmente, com o ser humano”, ressalta o Rotary. 
Para participar basta procurar um dos postos de arrecadação nos quartéis dos bombeiros na Rua Quintino Bocaiúva (centro), Rua Guará (Vila A), e Rua Quintino Bocaiúva (Maracanã). Para facilitar, as pessoas podem armazenar os lacres em uma garrafa PET. 
Para se ter uma ideia da ação, são necessários aproximadamente 320 mil lacres (o equivalente a 100 quilos de alumínio) para comprar uma cadeira de rodas. Em plásticos são necessários 470 quilos de tampas plásticas para dar o valor equivalente a uma cadeira. 
A quantidade de material é bastante expressiva, mas é pequena perto de tudo o que vai para o lixo em descartes impróprios. No mês do Meio Ambiente, o objetivo é mostrar como uma simples ação pode trazer grandes resultados e melhorar a vida de milhares de pessoas. 
Para se candidatar e ser contemplada com uma cadeira de rodas, a pessoa ou organização deverá enviar a solicitação e estar dentro dos critérios para poder passar pelo processo de seleção. Maiores informações no site: www.campanhalacresolidario.com.br


Da redação
Foto: divulgação

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas