Doença do Carrapato

Doença do Carrapato


- Por: Redação 2

Doença do Carrapato

Ao ver um carrapato no seu pet fique atento, por que esses "bichinhos", podem transmitir graves doenças, "Hemoparasitoses". Transmitido normalmente por um carrapato de nome Rhipicephalus sanguineus. Pode ser causada por bactérias e protozoários sendo os mais conhecidos : erliquiose e babesiose. 
As duas doenças citadas, por mais que são causadas por agentes diferentes,  acontecem de maneiras muito parecidas: os agentes atacam as células de defesa do corpo e afetam órgãos importantes como pulmão, rins e fígado. Se contaminado, o cão pode ter problemas, e se não tratado pode vir a óbito em poucos dias. 
Essas hemoparasitoses, apresentam duas fases: A fase aguda é a primeira, já podendo apresentar os primeiros sinais como: Petéquias (pontinhos vermelhos em locais como abdômen, gengiva e olhos), hematomas, sangramento nasal, pela urina ou pelas fezes, apatia, perda de peso, febre e dependendo do animal pode causar vômitos e diarreia. 

A segunda fase é denominada: fase crônica, normalmente, a partir de 8 a 20 dias depois do contágio já é possível notar alguns sinais no corpo do pet. Os sintomas evoluem conforme o avanço da doença e nesta fase os sintomas são: Febre, anorexia, artrite e convulsões.
Ao notar qualquer sintoma procure um veterinário. 
Ao chegar em um diagnóstico o seu cão será tratado com todos os medicamentos necessários para a doença. SIM a doença do carrapato tem tratamento. Em casos leves um  tratamento de controle de ectoparasitas e um tratamento especifico ajudará seu cão sair dessa. Casos mais graves necessitam de internamento e tratamento intensivo. 

A melhor forma de controle da doença é a prevenção, uso de medicamentos ou uso de coleira repelente. Mesmo com toda prevenção, fique de olho em seu pet, procure sempre por ectoparasitas em seu corpinho. Se encontrar lembre-se, que apenas um carrapato contaminado pode transmitir a doença.


Médico Veterinário: Vitor Silva Schwendler- 15360 CRMV PR
Clínica Veterinária Foz Pet

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas