Família precisa de ajuda para reconstruir casa destruída por incêndio no Jardim Itália

Uma família de Foz do Iguaçu precisa de ajuda para recomeçar a vida após um incêndio de grandes proporções, registrado na tarde de terça-feira (24). Os moradores perderam além da casa, todos os móveis, documentos, roupas e alimentos e contam agora com a solidariedade da população para seguir em frente.
“Tem quase dois anos que eu terminei a casa, trabalhei muito tempo para construir e agora está tudo destruído. Mas o que importa é que estamos bem. Dói ver tudo queimado, mas a gente vai correr atrás e reconstruir”, contou o morador Irineu Batista de Jesus.
O fogo se alastrou de forma muito rápida e não foi possível retirar muitos objetos do local. A filha de Irineu, de 10 anos, conseguiu salvar o cachorro da família, mas acabou sofrendo queimaduras leves. Ela foi socorrida por uma equipe do SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) e passa bem. O irmão dela, de 12 anos, também precisou de atendimento após inalar fumaça.
O Corpo de Bombeiros foi acionado pelos vizinhos da família e conseguiu conter as chamas. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio, mas há suspeita de curto-circuito. A equipe orientou os moradores e fez um alerta a população para que nunca tente salvar objetos ou móveis em um local onde há fogo. A vida deve sempre vir em primeiro lugar.
“O fogo começa muito rápido, então é muito difícil você com uma aparelhagem caseira conseguir dar algum combate em um incêndio que já passou de três minutos. A orientação é para que em nenhum momento se tente salvar patrimônio. O primeiro recurso é evacuar o local e logo em seguida ligar para o Corpo de Bombeiros. Nós temos pessoal, técnicas e equipamento adequado para fazer o trabalho de rescaldo”, explicou o tenente Jessé Winck do 9° Grupamento de Bombeiros.
Quem puder ajudar a família do seu Irineu pode contribuir com a doação de alimentos, materiais para construção, roupas e calçados. Os moradores precisam de sapatos masculinos nos tamanhos 40 e 42 e femininos nos tamanhos 36 e 38. Para a menina de 10 anos podem ser doadas roupas no tamanho M, já para o menino, de 12 anos, as peças podem ser no tamanho 14. Roupas femininas e masculinas adultas são necessárias. Os moradores disponibilizaram um telefone: (45) 99815-6350. Basta entrar em contato e contribuir da maneira que desejar. “Qualquer ajuda é bem-vinda, sejam móveis, roupas, calçados. Precisamos muito de tudo agora”, disse a moradora Cleonice de Jesus.
Da redação
Fotos: divulgação
Leia mais na edição impressa.