Foz do Iguaçu é uma das cidades que mais vacina contra a covid no Paraná


- Por: Redação 1

Foz do Iguaçu é uma das cidades que mais vacina contra a covid no Paraná
Até a noite de terça, Foz tinha recebido 118 mil vacinas. Deste total, mais de 109 mil já haviam sido aplicadas

Foz do Iguaçu é uma das cidades que mais aplica vacinas contra o novo coronavírus (covid-19). Até a noite de terça-feira (08), aproximadamente 110 mil doses (entre primeira e segunda dose) haviam sido aplicadas aos grupos prioritários e população em geral, a partir de 55 anos. De acordo com o Painel da Secretaria Municipal da Saúde, aproximadamente 32% da população já recebeu ao menos uma dose de imunizante.
A Vigilância Epidemiológica confirmou na quarta-feira (09), 110 casos de covid-19, totalizando 38.524 registros da doença no município desde o início da pandemia. Destes, 36.957 pessoas já estão recuperadas. Dos 110 novos casos, 56 são mulheres e 54 homens, com idades entre dois meses e 84 anos. Entre eles, 104 estão em isolamento domiciliar e seis internados.
Do total de casos ativos, 435 pessoas estão em isolamento domiciliar com sinais e sintomas leves e 193 pessoas estão internadas. Foz do Iguaçu registrou mais três óbitos em consequência da covid-19. As vítimas são dois homens de 88 e 59 anos e uma mulher de 56 anos. No total, são 939 mortes pela doença desde o início da pandemia, com uma taxa de letalidade de 2,44% sobre o total de infectados.

Imunização
Em números exatos, Foz do Iguaçu recebeu, até a noite de terça-feira (08), 118.496 vacinas da CoronaVac desenvolvida em parceria do Instituto Butantan com o laboratório Sinovac, Pfizer/BionTech e AstraZeneca produzida pela Universidade de Oxford e o Instituto Fiocruz, do Rio de Janeiro. Do total de imunizantes recebidos, 109.178 foram aplicadas entre primeira e segunda dose.
De acordo com os dados do Painel, 82.197 pessoas de Foz do Iguaçu já foram vacinadas com ao menos uma das doses de imunizante - aproximadamente 31,6% dos cerca de 260 mil habitantes. Do total de vacinados, 32,82% já receberam a segunda dose, ou seja, 10,37% dos moradores está completamente imunizado.
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na segunda-feira (07), a imunização do público geral com idade a partir de 53 anos, com agendamento no site da prefeitura - www.vacinacao.pmfi.pr.gov.br. Com a ampliação as pessoas que pertencem aos grupos prioritários não têm necessidade de agendar a vacina, basta ir a uma das unidades onde as doses estão sendo aplicadas.

Os grupos prioritários são pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da educação (ensino básico e superior) - todos acima de 18 anos; idosos acima de 60 anos; trabalhadores do transporte aéreo; trabalhadores da saúde (exclusivo na sede da Vigilância em Saúde).
De acordo com Rosa Maria Jerônymo, conforme forem chegando novas vacinas e a procura for reduzindo, será ampliada cada vez mais a vacinação da população. "A intenção, sempre, é de não deixar doses paradas e fazer com que o mais rápido possível toda Foz do Iguaçu possa estar vacinada para vencermos de uma vez esta pandemia", afirmou.

Da Redação

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas