Matheus Vermelho


- Por: Redação 1

Matheus Vermelho

O empresário Matheus Veloso, filho do deputado Vermelho (PSD), estuda os cenários políticos em Foz do Iguaçu e região e avalia a possibilidade de disputar uma das 54 cadeiras da Assembleia Legislativa em 2 de outubro de 2022. Matheus Vermelho é filiado ao DEM e vem sendo incentivado por amigos e parlamentares nacionais e estaduais do partido a entrar na disputa. O empresário continua com as conversas com amigos, famílias e lideranças regionais.

Papel do vereador
“Os vereadores são os políticos mais próximos dos cidadãos de um município. Em tempos obscuros, em que a atividade política vem sendo cada vez mais agredida, é de extrema necessidade a afirmação do papel do vereador para a consolidação do estado democrático de Direito. Precisamos mostrar cada vez mais que, sem um parlamento livre e democrático, não se constrói cidadania. Nós somos, sim, construtores da cidadania e mudamos a vida das pessoas." - do presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, Ney Patrício (PSD), no congresso nacional de vereança realizado em Curitiba. 

Fim anunciado
O governo norte-americano confirmou que, a partir de novembro, os brasileiros que desembarcarem em solo americano estarão livres da realização da quarentena exigida anteriormente para evitar a proliferação da covid-19. Atualmente, os brasileiros que desejam viajar aos Estados Unidos precisam realizar uma quarentena de 14 dias. 

Livres
Com as novas regras, os estrangeiros que provarem estar vacinados antes do embarque, bem como apresentarem teste de covid negativo três dias antes do voo estarão dispensados da quarentena. A informação foi passada nesta segunda-feira (20), nos EUA, no encontro entre os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto; da Saúde, Marcelo Queiroga, e o embaixador brasileiro no país, Nestor Forster.

Invasão
Os prefeitos lindeiros não gostaram da participação do ICMBIo e do Ministério do Meio Ambiente na audiência pública com o ministro do TCU, Vital do Rêgo Filho, ontem em Brasília. O encontro foi um pedido exclusivo dos prefeitos que debateram as propostas da região no novo plano de concessão do Parque Nacional do Iguaçu. 

Voos domésticos
O setor aéreo brasileiro registrou o quinto mês de crescimento consecutivo em setembro, impulsionando a oferta de voos ao patamar de 75% do número registrado antes da pandemia, em março de 2020. A média diária de partidas já chega a 1.793 e representa um aumento de 108% se comparado a setembro de 2020, quando o número foi de 862. O levantamento é da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil.

Lucro
Outro resultado que indica a recuperação do setor aéreo foi o crescimento do lucro líquido das três maiores empresas aéreas brasileiras (Azul, Gol e Latam) no segundo trimestre de 2021. As companhias obtiveram resultado líquido positivo de R$ 899,5 milhões. Neste período, segundo a Anac, as empresas aéreas mais do que triplicaram a oferta de voos em relação ao 2º trimestre de 2020.

Aéreas
O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, aponta que o crescimento da malha aérea doméstica mostra a resiliência das companhias aéreas nacionais. "É importante lembrar que a continuidade desse desempenho está vinculada ao ritmo de vacinação e ao não agravamento da pandemia”, acrescenta. 

Enfermagem
A jornada de 30 horas de trabalho para profissionais de enfermagem será debatida em audiência pública na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu nesta quinta-feira, 23, às 9h. “A audiência quer dar voz e condições para que os profissionais possam vir à Casa, usar a tribuna, trazer anseios e propostas. Trabalhamos neste tema desde 2007”, destacou a vereadora Anice Gazzaoui (PL), autora do requerimento.

Turismo responsável
O programa do selo “Turismo Responsável” continua em vigor e deve ser mantido pelo setor por muito tempo ainda. A iniciativa estabelece boas práticas de biossegurança para 15 atividades do setor e para turistas. Há protocolos específicos para a prevenção da covid, que podem auxiliar na retomada segura das atividades turísticas.

Redução da tarifa
O vereador Edivaldo Alcântara (PTB) cobra a ‘redução da passagem’ com a implantação do novo sistema de transporte coletivo em Foz do Iguaçu. Alcântara que “o município sofre com uma das tarifas mais altas do Paraná, além do péssimo serviço”. 

Qualidade
“Queremos indicar ao prefeito a redução da tarifa em 12% para que possamos ter transporte de qualidade. Esperamos que sejamos reconhecidos no transporte, assim como somos reconhecidos em nosso turismo. Há possibilidade de redução para darmos mais condições à população de Foz”, completou Alcântara. 

Missão Paraná
Foz do Iguaçu é um dos oito municípios que participam da missão Paraná Business Experience, que levará uma comitiva do Paraná aos Emirados Árabes Unidos em outubro. Os objetivos são ampliar o número de clientes de empresas paranaenses, atrair novos investimentos e impulsionar o turismo em tempos de retomada econômica no pós-pandemia. 

Apoio de empresas
A missão, anunciada nesta segunda-feira (20), é composta por representantes do Governo do Estado, de municípios paranaenses e do setor privado (que patrocinam a viagem) para Dubai entre os dias 10 e 16 de outubro — semana em que o Paraná é o protagonista do Pavilhão do Brasil na feira internacional Dubai Expo 2020. Também integram a comitiva Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Toledo, Guarapuava e Pato Branco.

Agendas específicas
“Todas as cidades que vão para Dubai têm uma vocação turística fantástica. O turismo movimenta muito dinheiro e gera muito emprego, e nós temos um potencial maravilhoso. Com o controle da pandemia, nosso crescimento está sendo retomado, e essa é uma oportunidade de apresentar o Paraná para o mundo nesse setor”, disse o governador Ratinho Junior. As comitivas municipais também têm agendas específicas para ampliar seus contatos em áreas estratégicas. 

Zé Beto Maciel
com Gustavo Aquino, Francisco Vitelli e Adilson Borges

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas