Parvovirose canina

Parvovirose canina


- Por: Redação 2

Parvovirose canina

Doença altamente contagiosa e muito comum em cães. A parvovirose é uma doença viral,  transmitida por meio do contato com fezes ou vômitos contendo o parvovírus, podendo ocorrer por via respiratória, secreção ocular e nasal ou contato direto com outros cães infectados. 
Após o contágio, os sinais da doença começam a aparecer em torno de 7 a 14 dias. Os sintomas mais comuns são: diarreia acompanhada de sangue, vômito, inapetência, febre, letargia, mucosas pálidas entre outros. Ao apresentar um desses sintomas, o tutor deve encaminhar o quanto antes o animal ao médico veterinário. 
A maioria dos casos da doença são observados em filhotes com menos de 6 meses de idade pelo fato de terem a imunidade baixa ou ainda por não terem recebido todas as vacinas.
Para diagnosticar a Parvovirose são realizados exames específicos como o exame   sangue e fezes, onde pode se detectar o vírus se estiver presente.
Caso o cão seja diagnosticado com a doença, a primeira coisa a se fazer é isolá-lo de outros animais para evitar o contágio. Normalmente o cão com Parvovirose fica muito desidratado e precisa ser internado para receber cuidados especiais.
A vacinação é a maneira mais segura e eficaz de prevenir . A vacina  inclui também a prevenção de outras doenças. Vacinando seu filhote até os 4 meses ele estará tomando a vacina contra a doença. É importante falar com o médico veterinário sobre um programa de vacinação mais adequado para o seu animal.


Médico Veterinário : Vitor Silva Schwendler


Clínica Veterinária Foz Pet

Av. Iguaçu, N°593 - Vila Yolanda, Foz do Iguaçu

Telefone: (45) 3572-6899

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas