Prefeitura de Foz flexibiliza normas contra a Covid-19, mas reforça medidas de prevenção


- Por: Redação 1

Prefeitura de Foz flexibiliza normas contra a Covid-19, mas reforça medidas de prevenção
Chico Brasileiro anunciou em live no Facebook da Prefeitura a flexibilização nas medidas contra a Covid-19

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) publicou na segunda-feira (03), o Decreto 28.383 flexibilizando as normas de combate à Covid-19, doença do novo Coronavírus, em Foz do Iguaçu. A normativa amplia o atendimento de restaurantes e lanchonetes e do transporte coletivo. A medida autoriza ainda a retomada de atividades esportivas do futsal de alto rendimento para treinamentos e jogos das equipes do Foz Cataratas Futsal. 
De acordo com a mudança, o atendimento em restaurantes e lanchonetes poderá ser realizado até a meia-noite. O funcionamento de serviços no formato delivery poderá ocorrer durante 24h.  O decreto também flexibiliza para 24 horas por dia o período de abertura de mercados, supermercados e mercearias. 

As academias de ginástica, quadras de tênis em condomínios, atividades esportivas sem contato físico, açougues, auto escolas, comércio varejista de hortifrutis, estacionamentos privados, panificadoras e confeitarias, poderão atuar das 6h da manhã até as 22h da noite. O mesmo horário é observado para clínicas de fisioterapia, personal trainers e estúdios de pilates. 

As lojas e serviços localizados no interior de supermercados podem funcionar das 7h às 22hs. O prefeito lembra que, com as ampliações, os ônibus do transporte coletivo também passam a circular até 00h30 (meia-noite e trinta), com atendimento de até 50% da capacidade de lotação, a partir desta quarta-feira (05).

Comunicado
As medidas foram antecipadas por Chico Brasileiro durante a live diária no Facebook da Prefeitura, no início da noite de segunda (03).  O prefeito fez questão de reforçar a população os cuidados sanitários para manutenção do ritmo de queda dos casos confirmados de Covid-19 no município. 

Na última semana, houve uma redução de aproximadamente 50% na média móvel da doença, representando uma tendência de regressão da circulação do vírus. "Hoje estamos colhendo os frutos de todo trabalho que fizemos desde janeiro, mas não podemos achar que está tudo normal", alertou Brasileiro.

"Só sairemos vitoriosos dessa pandemia se cada um agir com responsabilidade e mantiver os cuidados, porque se relaxarmos, a doença pode voltar com força total", ressaltou. A flexibilização teve como base o monitoramento e a regressão da doença.
Um segundo decreto publicado na mesma edição do Diário Oficial, revogou o Alerta Vermelho na região de Três Lagoas. Todas as medidas são tomadas a partir da avaliação científica da Vigilância Epidemiológica.

Alimentação 
Os estabelecimentos gastronômicos também poderão utilizar do passeio público, reservado o limite para a passagem do pedestre, para instalar mesas e ampliar a capacidade de atendimento. "A medida prevê ampliar o espaço para receber os clientes tendo em vista que os restaurantes precisam manter o distanciamento de dois metros entre as mesas", complementou Brasileiro. 

"Os supermercados também poderão funcionar durante 24 horas, reduzindo a concentração de público durante horários de pico", reforçou. Os treinos de alto-rendimento da equipe do Foz Cataratas Futsal também estão liberados. "Essas equipes são altamente competitivas e participam do torneio nacional que será realizado em breve".

 "Os treinos serão realizados com base em protocolos específicos e mantendo o rigor dos cuidados para a prevenção do Coronavírus", destacou o chefe do executivo. A liberação de outras modalidades esportivas e também a abertura de clubes estão sendo estudadas e terão protocolos sanitários próprios para cada área.  

Ronildo Pimentel

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas