Prévia tucana


- Por: Redação 1

Prévia tucana

Deu pane no aplicativo para votar na prévia tucana. O governador João Dória (SP) e o ex-prefeito Arthur Virgílio (Manaus) defendem terminar a consulta no próximo domingo, 28. O governador Eduardo Leite (RS) prefere em fevereiro. O presidente do partido, Bruno Araújo, reuniu os três pré-candidatos (Dória, Virgílio e Leite) para definir uma nova data da prévia. Até o fechamento da coluna, a decisão não havia sido tomada ainda.

Paraná Solidário
O governador Ratinho Junior apresentou o plano Paraná Solidário voltado às famílias vulneráveis. Entre as novidades está o programa de transferência de renda, o Comida Boa, agora definitivo, com valor de R$ 80 todo mês. E ampliação do programa Energia Solidária, da Copel, e de outros programas da Sanepar e da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.

Trabalhador cultural
A Secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura abriu um posto avançado do trabalhador da cultura e da sala do artista popular - parceria com a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho. A agência vai fazer a ponte entre trabalhadores e produtores que precisam montar equipes e elencos para contratos e projetos específicos. Além disso, a intenção é produzir dados e indicadores para o fortalecimento das políticas públicas de cultura.

Ranking
O Paraná tem 12 das 100 cidades mais competitivas do Brasil, aponta o ranking de competitividade dos municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública, em parceria com a Gove e o Sebrae: Curitiba (6º), Maringá (17º), Francisco Beltrão (31º),  Londrina (37º), Cascavel (39º), Toledo (58º), Pato Branco (63º), Campo Mourão (77º), Paranavaí (78º), Umuarama (90º); Ponta Grossa (96º) e Foz do Iguaçu (97º).

Palanque
O presidente estadual do PL, deputado Fernando Giacobo, adianta que a prioridade no Paraná é a aliança com o governador Ratinho Junior. "Com o presidente (Jair Bolsonaro) no PL, temos dois caminhos para seguir no Paraná. Nossa principal meta é apoiar a reeleição do Ratinho e tê-lo conosco. Caso não consiga compor, vamos lançar candidato para ter palanque para o presidente da República”. 

Ao Senado
“Temos que ter cautela, neste momento. Primeiro temos que esperar a filiação do presidente, embora eu veja como certa. Feito isso, temos que sentar com o presidente Bolsonaro e ver o que ele quer para o Paraná. Ele já me antecipou que ele quer um candidato forte ao Senado e eu coloquei meu nome à disposição”, completou Giacobo. 

Tríplice fronteira
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), pretende reunir os outros quatro prefeitos das três fronteiras: Miguel Pietro (Ciudad del Este), Nelson Caño (Hernandarias), Roque Godoy (Presidente Franco) e Cláudio Raúl Filippa (Puerto Iguazú). Na pauta, ações conjuntas nas áreas de saúde, trânsito fronteiriço, migração, cultura, segurança, além de projetos de referência para as quatro cidades. Miguel Pietro já adiantou que pretende implantar o Orçamento Participativo na capital de Alto Paraná.

Passaporte da vacina
Mais de 17% dos municípios paranaenses já implantaram ou pretendem implantar a lei do chamado "passaporte da vacina" - exigindo a apresentação da carteira de vacinação contra a covid-19 para entrar em determinados locais e participar de eventos. A maioria - 72,4% - ainda não adotou um posicionamento sobre o tema. Os números são do levantamento do TCE  junto às 399 prefeituras do Paraná.

Vidas salvas
Das cerca de 500 mil vidas que serão perdidas nos continentes asiático e europeu até fevereiro de 2022, em função das complicações causadas pelo coronavírus, ao menos 188 mil poderão ser salvas por meio da combinação entre vacina e uso de máscara facial. O alerta é da Organização Mundial de Saúde que divulgou os números no início de novembro em meio ao novo aumento de casos da doença.  

Turismo estradeiro
O Paraná sediará a Expo Camping, de 3 a 12 de dezembro e a 5ª Expo Motorhome, entre os dias 9 e 12, no Expotrade Pinhais e o acampamento de cerca de 600 veículos em uma estrutura localizada próximo ao local. A expectativa é contar com 10 mil participantes nos dois eventos. Oportunidade para empresários e municípios mostrarem seus atrativos para este público que cresce a cada ano.  

Cidadão iguaçuense
A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu aprovou a concessão do título de cidadão honorário ao ex-prefeito Dobrandino Gustavo da Silva (MDB), de 83 anos. “Em uma época em que não se tinha grandes planejamentos, mas era preciso ter atitudes, decisões, Dobrandino teve atitude e a sensibilidade para tomar decisões. As pessoas mais humildes precisavam do apoio e do braço forte de um gestor. E isso aconteceu”, disse o vereador Maninho (PSC), autor da proposta. Ainda não está marcada a data da entrega. 

Cassados
A Justiça Eleitoral cassou o diploma de dois vereadores de Moreira Sales: Daniel Pacor (PSC) e Tiago Albano (PSB), denunciados pelo MP por compra de votos na campanha de de 2020. As investigações começaram em novembro de 2020, com uma denúncia anônima de que os vereadores estariam comprando votos em um bar. Após o cumprimento de mandados no local, com busca e apreensão de documentos e aparelhos de celular dos envolvidos, foi comprovado o crime eleitoral.

Horta Comunitária
A prefeitura retomou o programa de hortas comunitárias. A princípio, está fazendo hortas em escolas, associação de moradores ou em locais onde os moradores tenham acesso. "Fizemos as cinco hortas piloto em algumas escolas, na Guarda Municipal. A Secretaria (de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário), vai e faz o estudo do local, o tipo de horta que vai ser implantado. Os  egressos do patronato fazem a horta, plantam e deixam ela 100%. Dali para frente a responsabilidade é da escola ou entidade", diz Marcos Silva, diretor de Abastecimento. 

Determinação
Os corredores do centro cívico apostam que as recomendações do TCE sobre as medidas que devem ser tomadas após o encerramento dos contratos nas rodovias pedagiadas devem se tornar determinações.

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Francisco Vitelli
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas